"Aleluia!
Louva, ó minha alma, ao Senhor. Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver.
Não confieis em príncipes,nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação.
Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios.
Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus, que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e mantém para sempre a sua fidelidade.
Que faz justiça aos oprimidose dá pão aos que têm fome.
O Senhor liberta os encarcerados.
O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor levanta os abatidos,o Senhor ama os justos.
O Senhor guarda o peregrino, ampara o órfão e a viúva, porém transtorna o caminho dos ímpios.
O Senhor reina para sempre;o teu Deus, ó Sião, reina de geração em geração. Aleluia! "
Salmos 146:1-10
Na vida de oração, primeiramente Deus gera confiança e depois vem o resultado dessa confiança, nas respostas de nossas orações.
Salmo 146, explicação:
O Salmo 146 nos ensina a não confiarmos no que as poessoas podem fazer, mas confiarmos inteiramente no que Deus em seu infinito poder pode fazer.
O Salmo,é um hino de louvor que exalta a confiança em Deus e a importância da vida de oração. O salmista começa declarando sua origem em louvar ao Senhor durante toda a sua vida. Ele enfatiza que não colocará sua confiança em líderes humanos ou em poder terreno, pois estes são falíveis e passageiros. Em vez disso, o salmista coloca sua confiança no Deus que criou os céus e a terra, que é eterno e fiel em todas as suas promessas. Ele é o Deus que defende os oprimidos, cuida dos necessitados, dá comida aos famintos e liberta os prisioneiros. Deus é retratado como o protetor das tristezas e o amparo dos desamparados.
Versículos 3 e 4: Esses versículos são a chave para entendermoso salmo. No versículo 4 entendemos que os planos humanos perecem, porque o homem perece, assim todca confiança deposita em qualquer ser humano mortal é perecível.
" Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação. Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios."
Versículo 5: Nesse versículo encontrasmos um contraste com os versos 3 e 4.
"Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus" ...
Versículo 6: Esse versículo destaca e ressalta o caráter de Deus. Revelando uma das razões que demosntram que Deus é digno de confiança.
"que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e mantém para sempre a sua fidelidade".
O salmista encoraja a todos a cantarem louvores ao Senhor e se entregam a uma vida de oração contínua. A oração é vista como um ato de comunhão com Deus, onde podemos expressar nossas preocupações, gratidão e consideração a Ele. Essa conexão íntima com o Criador traz paz, esperança e confiança em meio às adversidades da vida.
Lições do Salmo 146
Nesse Salmo podemos destacar 4 lições sobre a confiança que podemos ter quando oramos.
1) Quando confiamos, Deus traz libertação ( v.7)
"O Senhor liberta os encarcerados."
2) Quando confiamos, Deus manifesta a cura ( v.8)
"O Senhor abre os olhos aos cegos,"...
3) Quando confiamos, Deus age com fortalecimento ( v.8 b)
"o Senhor levanta os abatidos "...
4) Quando confiamos, Deus manifesta proteção ( v.9)
"O Senhor guarda o peregrino, ampara o órfão e a viúva, porém transtorna o caminho dos ímpios."
Conclusão
Em resumo, o Salmo 146 ressalta a confiança em Deus como nossa fonte segura de proteção e a vida de oração como um canal para fortalecer essa relação. Ao confiar plenamente em Deus e buscar uma comunhão constante por meio da oração, encontramos força para enfrentar os desafios e uma esperança que transcende as circunstâncias temporais.
0 Comentários