O que significa ouro, incenso e mirra?



O que significa Ouro, Incenso e Mirra?

Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.

Mateus 2:11

Não podemos afirmar que os magos eram reis, nem sequer que eram três. Também não se sabe seus nomes, como a tradição traz Belchior, Baltazar e Gaspar, na verdade não eram seus verdadeiros nomes. Tudo o que sabemos deles, é que eram sábios e vieram do oriente para adorar a Jesus. A estrela que viram no oriente os levou a Jerusalém, onde estava a Palavra de Deus.  E orientados pela profecia de Miquéias a estrela os guiou até Belém, onde estava Jesus.  Quando viram o menino, prostraram-se, adoraram e deram-lhe suas ofertas:  “ouro,  incenso e mirra”. Tais presentes apontam para o ofício de Jesus, o Messias.

1)      Ouro:

O ouro destaca sua realeza, Jesus veio ao mundo para estabelecer seu reino de graça, afim de consumá-lo em seu reino da glória. AssimE, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,
e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

Filipenses 2:8-11

2)      Incenso:

O incenso era queimado nas orações do tabernáculo ou do templo pelos sacerdotes. O incenso aponta para o ofício sacerdotal de Jesus. Ele é o grande Sumo Sacerdote que se ofereceu como sacrifício perfeito, extinguindo definitivamente o sacrifício de animais e o sacerdócio levítico.

 

3)      Mirra:

A mirra exala seu óleo e seu perfume quando é comprimida. Isso aponta para o sofrimento de Jesus, sua morte por nossos pecados, para que nós vivêssemos eternamente.Que Ele reine em nossos corações, sendo reconhecido como nosso sacerdote e sacrifício perfeito por nossos pecados.

 

 

Pr Welinton

Compartilhe em suas redes sociais.

Postar um comentário

0 Comentários