Chaves para uma vida vitoriosa



"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça."



      Como teremos vitória nesse tempo difícil que vivemos? Como nos portaremos e seremos abençoados em uma época de lutas e dificuldades?
    Em 1 Pedro 5, o apóstolo Pedro começou sua carta, exortando aos dirigentes da igreja. Eles devem amar sinceramente a igreja de Jesus Cristo e cuidar dela não por ganância, mas por amor.
    Em nosso texto de hoje vemos alguns conselhos finais de Pedro para toda a igreja, ou para todos nós como cristãos. São conselhos  chaves para obtermos vitória em em nossa caminhada com Deus. Vamos falar nesse texto sobre como poderemos viver com fé e vitória em meio à um mundo difícil.

Quais são essas chaves?

       A Primeira chave é humilhar-se diante de Deus
    O texto lido nos diz: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte".

    A questão aqui, não é que tenhamos que nos vestir de panos de saco e colocarmos cinza sobre a cabeça, como faziam as pessoas do Antigo Testamento. Mas sim, reconhecermos que pela atitude  soberba e de autossuficiência, não obteremos respostas e bênçãos de Deus. Precisamos nos colocar em uma posição de reconhecimento de nossas fraquezas e limitações, reconhecimento de que não temos a força e resposta em nós mesmos ou em recursos naturais e assim, dizermos a Deus o quanto precisamos da sua presença e também de sua resposta, socorro ou provisão. Como ensinou Tiago em sua carta:

"Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará."


      A Segunda chave é entregar-se aos cuidados de Deus

                   Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
            Diariamente, em tempo difíceis, somos assombrados pela necessidade de resolvermos logo nossos problemas, queremos respostas imediatas e provisões rápidas. Porém, nossa ansiedade só nos causa problemas emocionais e não nos ajuda, atrapalhando também de vermos Deus se manifestar de forma sobrenatural. Deus se manifesta no natural e no sobrenatural trazendo soluções, provisões financeiras , curas, libertações e respostas quando nós nos entregamos aos seus cuidados, como quando uma criança de colo se aquieta nos braços de sua mãe. Como disse Davi: 


  "Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim.
De fato, acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança.
Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, desde agora e para sempre!"

Salmos 131:1-3


        Assim como Jesus nos ensinou no sermão do monte, podemos confiar nos cuidados do Pai. Porém só viveremos o cuidado de Deus se decidirmos confiar, é essa a entrega que precisamos fazer; decidir firmemente confiar em Deus.
Veja o que Jesus ensinou:

"Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."


Mateus 6:25-34

                  Confiemos no amor e cuidado de Deus.

   A terceira chave é sobriedade em Deus

        Nosso texto base diz: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo."

           Precisamos estar atentos, porque muitas coisas que se passam em nossos pensamentos, podem ser sugestões de Satanás para nos desviar da fé. Satanás também consegue infiltrar pensamentos em nossas mentes. Tais pensamentos, podemos imaginar que partiram de nós, porém não é sempre assim. Pensamentos de morte, de desgraça, de separação podem ser sugestões diabólicas rodeando a nossa mente. Por isso existe a recomendação de sermos sóbrios, porque tais pensamentos precisam ser identificados e renunciados por nós, em nome de Jesus. Podemos declarar , dizendo diante de Deus que rejeitamos tais pensamentos malignos e pecaminosos e que repreendemos os demônios que nos sugerem.
         Resistir ao Diabo está intimamente ligado com humilhar-se diante de Deus, consagrarmos a ele nossos pensamentos e até nossos sonhos durante nosso período de sono, e pedirmos ao Senhor uma renovação mental , pois ele nos deu pelo Espírito Santo que é a mente de Cristo.
    Veja a orientação de Paulo:
           Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Romanos 12:2

    Que o Espírito Santo nos leve a experimentar a vontade de Deus para nós que é boa, perfeita e agradável.



Resumo: 

         Em nosso texto de hoje vimos alguns conselhos finais de Pedro para toda a igreja, ou para todos nós como cristãos. São conselhos  chaves para obtermos vitórias em em nossa caminhada com Deus. Falamos nesse texto sobre como poderemos viver com fé e vitória em meio à um mundo difícil.

Quais são essas chaves?

       A Primeira chave é humilhar-se diante de Deus
    O texto lido nos diz: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte".
A Segunda chave é entregar-se aos cuidados de Deus

            Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
A terceira chave é sobriedade em Deus

    Nosso texto base diz: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo."

           Precisamos estar atentos, porque muitas coisas que se passam em nosso pensamentos.

          Tome posse das suas chaves , praticando tais conselhos , em nome de Jesus.

               Pr Welinton


Postar um comentário

0 Comentários