Prosperidade! Como entender a luz da Bíblia? |
Prosperidade! REDENÇÃO DA MALDIÇÃO DA MISÉRIA
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.
Gálatas 3:13,14
Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
Gálatas 3:28,29
Cristo nos resgatou da maldição da lei!
Qual é a maldição da lei? A única maneira de descobrir é voltar à lei. A expressão "a lei", conforme é achada no Novo Testamento, usualmente se refere ao Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia. Quando voltamos a esses livros — à Lei — descobrimos que a maldição, ou o castigo, da quebra da lei de Deus é tríplice: a miséria, a enfermidade e a segunda morte.
Algumas pessoas gostariam de nos levar a crer que não possuímos nenhuma promessa, nesta vida, de nenhuma bênção, quer espiritual, quer material, mas este versículo declara enfaticamente que temos.
De conformidade de Deuteronômio 28.15-17, 38-40, a maldição da miséria viria sobre os filhos de Deus se Lhe desobedecessem. Era uma maldição que lhes sobreviria porque se deixassem de observar todos os Seus mandamentos e Seus estatutos, estariam privados de Sua proteção.
Paulo disse, escrevendo à igreja em Filipos:
"E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades" (Fp. 4.19).
Todas as suas necessidades incluem as necessidades financeiras, materiais, e as demais. Na realidade, nesse capitulo, Paulo está falando a respeito das coisas financeiras e materiais. O próprio Jesus disse: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6.33). Estas coisas que serão acrescentadas são coisas materiais da vida — algo para comer, roupas para usar e assim por diante.
Algumas pessoas parecem ter a ideia de que se alguém é crente em Deus, cristão, é uma marca de humildade — uma marca de espiritualidade - viver em pobreza e não possuir nada. Acham que devem passar peia vida com chapéu furado, com as solas dos sapatos furadas, com o assento da calça totalmente gasto - sobrevivendo à duras penas. Mas não foi assim que falou Jesus. Ele disse: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". Não disse: "Vos serão tiradas”. Ele disse que vos serão acrescentadas! Louvado seja Deus!
Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados; 38 dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.
( Lucas 6.37 e 38)
Perguntemos, em primeiro lugar, o seguinte: Essa é a verdade?
Cristo falou a verdade, ou estava mentindo? Eu creio que é a verdade, e você? Note, agora, que Ele disse: "vos medirão".
É claro que Deus está por detrás de tudo isso, mas Ele disse: "vos medirão".
Em Malaquias 3.10, o Senhor falou essas palavras:
"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós benção sem medida".
Na realidade, nem sequer fazemos uma oferta antes de primeiramente termos entregue os nossos dízimos.
Alguém pode dizer que os dízimos são coisa exclusivamente do Antigo Testamento. É apenas segundo a Lei Mosaica. Porém ,Abraão entregava dízimos 500 anos antes de a Lei ter sido dada a Moisés. Jacó dava dízimos 250 anos antes da Lei. "Sim", diria alguém, "mas não há nenhum texto no Novo Testamento a respeito do pagamento de dízimos".
Tais pessoas deveriam aprender a ler. Veja Hebreus 7.8. O que se pode dizer a respeito? Está no Novo Testamento, não está?
"Aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive".
O versículo se refere a Cristo.
Prosperidade! A Bênção de Abraão É Nossa
Quase todas as vezes que a gente obtém alguma coisa boa da Palavra de Deus, ou a promessa de alguma coisa boa, e um versículo bíblico em que se pode firmar, alguém aparece e diz: "Isto é somente para os judeus. Não é para nós hoje". Saiba porém, que a bênção de Abraão pertence a nós. Não pertence apenas aos descendentes físicos de Abraão, pertence a nós!
Lembre-se daquilo que disse o texto fundamental desse artigo?
"Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios", em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos pela fé o Espírito prometido" (Gl 3.14,29).
A bênção de Abraão é nossa! Não há mais ninguém que possa tirá-la de nós. Aqueles que duvidam, os incrédulos, os desmancha prazeres, e os varejistas das dúvidas não a poderão tirar de nós. A bênção de Abraão é minha — a bênção de Abraão pertence a você — em Jesus Cristo! Aleluia!
A bênção de Abraão era tríplice. A primeira coisa que Deus prometeu a Abraão foi que iria enriquecê-lo. Talvez você não compreenda o que significa a palavra "rico". O dicionário diz que significa "um suprimento completo", ou "provisões abundantes". Louvado seja Deus, há amplos suprimentos em Cristo!
Você já leu Gálatas 3.13,14 onde está escrito que Cristo o resgatou da maldição da lei, fazendo-Se Ele mesmo maldição em seu lugar, para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, ou seja: a você? A primeira coisa que Deus prometeu a Abraão foi que o enriqueceria".
Não pense que não haverá provações. Mas o fato de surgirem tarefas, de acumularem provações, e de parecer que a coisa não está funcionando não significa que a promessa não é verdadeira.
"A Bíblia diz que o dinheiro é raiz de todos os males?"
A Bíblia realmente não diz isto. A Bíblia diz: "Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males" (1 Tm 6.10). Você pode ser culpado deste pecado e não possuir um centavo. Não é pecado possuir dinheiro, é pecado deixar o dinheiro possuir você. Se o dinheiro passa a ter domínio do homem, este entrou em pecado. Um homem pode chegar a amar tanto o dinheiro que o pega por onde quer que vá, de todas as maneiras. Se lhe cortarem as mãos, ele o pegará com os dedos dos pés. Se lhe cortarem os dedos dos pés, ele apanhará o dinheiro entre os dentes, lhe extraírem os dentes, o apanhará entre as gengivas. Se este espírito está nele, obterá o dinheiro de qualquer forma. O dinheiro é seu senhor.
A Bíblia diz que a prata e o ouro são de Deus (Ag 2.8). A Bíblia diz que as alimárias aos milhares sobre as montanhas são dEle (Sl 50.10). Por que mesmo Deus colocou aqui todas essas coisas? Certamente não as colocou para o benefício do diabo e da sua turma! Se assim o fizesse, Ele amaria os filhos do diabo mais do que Ele ama Seus próprios filhos.
Será que sou outro Jó?
O que você quer dizer com ser outro Jó? Louvado seja Deus, se você é o Jó de Deus, você receberá sua cura. Jó foi curado.
Algumas pessoas pensam: "Pobre do Jó — passou a vida inteira com enfermidades, sofrimentos e aflições".
Pois bem! O Livro de Jó inteiro aconteceu dentro de um período de nove meses. Se Jó veio a sofrer outra doença depois, nada sabemos a respeito. A Bíblia não diz que alguma doença voltou. E se ele tivesse chegado a sofrer outra enfermidade, a Bíblia teria registrado o fato. Deus curou o seu corpo! Deus lhe deu outros 10 filhos. Deus lhe deu em dobro tudo quanto possuía no início: duas vezes mais camelos, duas vezes mais ovelhas, duas vezes mais bois, e duas vezes mais jumentas. E Jó viveu mais 140 anos. Viveu para ver os filhos dos seus filhos, até à quarta geração. Glória a Deus! É assim que Deus faz as coisas. Se é errado ser próspero, Deus errou ao fazer tudo isto.
Quem se compadece do pobre ao Senhor empresta, e este lhe paga o seu beneficio. Provérbio 19.17
Sempre há aqueles na sociedade humana que passam infortúnios. Deus nos tem abençoado e prosperado, e não quer que sejamos mesquinhos. Ele quer que ajudemos nosso próximo, e foi por isso que Deus disse: "Quem se compadece do pobre ao SENHOR empresta". Se o Senhor viesse a você hoje e dissesse: "Preciso de R$ 100", você o emprestaria a Ele? Ou se um dos seus irmãos fosse até você, procurando uma soma semelhante, você o emprestaria a ele se pudesse? "Quem se compadece do pobre ao SENHOR empresta", é o que a Bíblia diz. E Deus disse: "Eu lhe pagarei". Creio que Ele pagará; e você? Não acredito que mentiu a respeito. Exatamente como Ele vai pagar? Não sei, mas acho que podemos obter uma ideia disto de Lucas 5.4-7, onde Cristo tomou emprestado o barco de Simão Pedro. Retribuiu Pedro com uma pesca suficientemente grande para carregar dois barcos. Uma coisa é certa: Com o Senhor não há nada de pão-durismo!
Quero que as pessoas saibam que estou do lado de Deus. Estou do lado das bênçãos. Vou aproveitar aquilo que me pertence em Cristo. E quero que você tome uma posição.
Saiba você é abençoado por Deus.
VEJA TAMBÉM:
VEJA TAMBÉM:
0 Comentários